Título: Todo mundo quer saber: O que é esse tal de pré-sal? Quem é esse tal de Lula?'
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 06/11/2010, O Pais, p. 10

BRASÍLIA. Em discurso na formatura de diplomatas, ontem, no Itamaraty, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um histórico das realizações de seu governo, elogiou o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, e homenageou a presidente eleita, Dilma Rousseff.

Reclamou que ela sofreu preconceito na campanha. Para Lula, os novos diplomatas representarão um país com a riqueza do pré-sal, que será uma das maiores economias do mundo e que, após ter um metalúrgico na Presidência, terá uma mulher.

Ao falar do que considera o novo papel do Brasil no mundo, fez elogios a ele próprio e à presidente eleita: ¿ Antigamente, um embaixador brasileiro, para ir a um coquetelzinho, tinha que pedir um convite. Hoje, é chamado. E todo mundo quer saber: o que é esse tal de présal.

Quem é esse tal de Lula, que tem 84% de aprovação no final do mandato? Quem é essa tal da Dilma, que ninguém conhecia, nunca fez política, nunca pertenceu a partido, como esse cara vai indicar essa mulher? ¿ disse: ¿ Vocês agora vão representar um país que, depois de um metalúrgico, vai ter a primeira mulher presidente da República e não uma mulher qualquer.

Uma mulher que esteve condenada a um sacrifício e à tortura porque, quando tinha 20 anos, ousou colocar a manga de fora e lutar por liberdade democrática neste país quando muita gente foi sacrificada.

Para Lula, a geração de 1968 chega ao poder pela via democrática, com a eleição de Dilma. Ele criticou os ataques sofridos por ela na campanha: ¿ Não teve ninguém mais atacada, do ponto de vista do preconceito, do que ela. Essa mulher, dia 1ode janeiro, tomará posse como presidente da República.

É um fato extraordinário.

Lula criticou ex-embaixadores que escrevem artigos questionando o rumo da política externa: ¿ Sei que temos oposição. Nem todo mundo gosta da mesma coisa. Vejo muita gente falar mal do Itamaraty, escrevendo, sobretudo quando se aposenta (...). Fico feliz porque as críticas que recebemos não são por nossos defeitos, mas por nossas virtudes.

Entre os que deixaram o Itamaraty e costumam publicar artigos com críticas às ações do Itamaraty estão o ex-embaixador de Washington Rubens Barbosa e o ex-chanceler Luiz Felipe Lampreia.