Título: Enem: mantida proibição de lápis, borracha e relógio
Autor:
Fonte: O Globo, 06/11/2010, O Pais, p. 13

BRASÍLIA. A Justiça Federal rejeitou pedido de liminar do Ministério Público e manteve ontem a proibição do uso de lápis, borracha e relógios no Enem, que começa hoje, às 13h. A justificativa para a proibição de lápis, diz o MEC, é garantir que os participantes preencham o cartão de respostas com caneta preta. Do contrário, o sistema de correção das provas não conseguiria ler as respostas.

No caso dos relógios, o objetivo é evitar fraudes. Os aplicadores das provas em cada sala estão orientados a informar as horas aos participantes. Um sinal sonoro será emitido no início e no fim da prova. O aplicador anunciará quando faltarem 30 minutos para o encerramento.

¿ A preocupação com segurança é cada vez maior ¿ disse o ministro Fernando Haddad.

Assim, os participantes estão proibidos de usar não só relógio, lápis e borracha, mas também apontador, lapiseira, grafite, livros, manuais, impressos, anotações, calculadoras, agendas, telefones, pagers, bip, walkman, gravador, MP3 ou similar, ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.

No primeiro dia de exame, hoje, haverá provas de ciências humanas (história e geografia) e ciências da natureza (biologia, química e física). Os portões serão abertos às 12h, nos 16 mil locais de provas, em 1.800 cidades.

O MEC recomenda aos 4,6 milhões de inscritos que cheguem com uma hora de antecedência.

Os participantes terão até as 17h30m, pelo horário de Brasília, para fazer as provas, cada uma com 45 questões objetivas, somando 90 questões. Amanhã, serão aplicados os testes de matemática, linguagens (língua portuguesa e estrangeira) e redação, das 13h às 18h30m.