Título: PT do Rio quer pasta para Lindberg
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 05/11/2010, O País, p. 13

A exemplo do governador Sérgio Cabral (PMDB), que teria interesse de indicar nomes para os ministérios da Saúde e de Minas e Energia, o PT do Rio também tenta emplacar vagas no primeiro escalão do governo da presidente eleita, Dilma Rousseff (PT). O partido quer ver o senador eleito Lindberg Farias, ex-prefeito de Nova Iguaçu, no Ministério dos Esportes. Outro cotado na lista petista é o presidente regional do partido, deputado federal Luiz Sérgio, que tenta espaço na pasta de Turismo.

A ida de Lindberg para o governo Dilma beneficiaria os planos de Cabral, que, em 2014, com o fim do mandato, pretende lançar a candidatura de seu vice, Luiz Fernando Pezão, para o governo do Rio. Assim, Lindberg ajudaria na organização da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016 e, consequentemente, não disputaria a sucessão de Cabral, deixando o caminho livre para Pezão.

Também cogitado, pelo PT do Rio, para o Ministério das Cidades, Lindberg foi um dos coordenadores da campanha de Dilma no estado, principalmente no segundo turno. Ele foi eleito para o Senado, em primeiro lugar, com 4.213.749 votos e ganhou força no PT nacional. Além disso, desistiu de disputar o governo contra Cabral, atendendo a um pedido do presidente Lula.

Além do Turismo, o PT pensou em indicar Luiz Sérgio para o Ministério do Trabalho e Emprego, pasta comandada pelo PDT. Correndo por fora está o deputado federal Jorge Bittar, que lançou seu nome para o Ministério das Comunicações.

¿ O PT do Rio elegeu cinco deputados federais e um senador. O partido pode e deve apresentar sugestões. Considero essas aspirações (de Lindberg, Luiz Sérgio e dele) legítimas ¿ disse Bittar, cujo destino mais provável deverá ser o retorno à Secretaria estadual de Habitação.

Lindberg não quis comentar o assunto. Luiz Sérgio não foi encontrado.

O deputado estadual reeleito Carlos Minc, exministro de Meio Ambiente de Lula, também foi lembrado pelo PT fluminense.

Ele, porém, afastou a possibilidade: ¿ Estou me organizando para voltar à Secretaria estadual do Ambiente em janeiro.

Nos bastidores do Palácio Guanabara, fala-se na vontade de Cabral de indicar o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, para o Ministério da Saúde.

Ontem, porém, uma ala petista criticou essa intenção.

Para o PT do Rio, a nomeação de Côrtes pode prejudicar a imagem do governo Dilma. Denúncias contra a secretaria apontam suspeitas de superfaturamento na compra de medicamentos e material médico-hospitalar sem licitação, em 2009.