Título: Graça, a amiga fiel
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 07/11/2010, O País, p. 16

Diretora de Gás e Energia da Petrobras, ela é cotada para ministério Ela é considerada uma técnica competente, leal aos seus superiores, exigente e às vezes pouco afável nas negociações ¿ o que faz com que muitos a vejam como uma pessoa dura. Essa descrição, que poderia se referir a Dilma Rousseff, é na verdade de Maria das Graças Foster, atual diretora de Gás e Energia da Petrobras.

Amiga da presidente eleita, seu nome é dado como certo nas bolsas de apostas políticas em Brasília para um cargo de visibilidade na nova gestão federal. Alguns apostam que ela poderá ser a 1ª presidente da Petrobras ou mesmo ocupar a vaga que já foi de Dilma: a Casa Civil.

A história de Graça Foster reflete diversos pioneirismos. Funcionária de carreira da Petrobras, entrou na estatal como estagiária em 1978 e chegou a ser uma das primeiras mulheres a trabalhar ¿embarcada¿, ou seja, nas plataformas de petróleo em altomar. Graça já esteve ainda na administração federal: foi titular da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia quando Dilma era a titular da pasta.

¿ Ela nunca politizou seu trabalho. Acredito que é justamente esse perfil de técnica competente que a qualifica para postos mais elevados no futuro governo ¿ afirmou Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura.