Título: Maioria das farmácias está no Sul e no Sudeste
Autor: Fabrini, Fábio
Fonte: O Globo, 12/11/2010, O País, p. 3

O programa Aqui Tem Farmácia Popular foi criado para dar ao cidadão o direito de comprar nas farmácias credenciadas medicamentos com desconto de 90% no valor de referência. Ele apresenta documento oficial com foto, CPF e receita médica, que fica retida. As informações são cadastradas.

O diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica, José Miguel do Nascimento Júnior, explica que a iniciativa de se cadastrar no programa é dos varejistas, não do governo. E que eles aderem, muitas vezes, conforme o interesse comercial.

Para o TCU, cabe ao ministério trabalhar para reduzir as distorções país afora. Elas são gritantes: Recife, com mais de 1,5 milhão de habitantes, tinha 24 farmácias, enquanto Caratinga, com 85 mil, tinha 27.

Fora a vulnerabilidade do Aqui tem Farmácia Popular, a auditoria do TCU mostrou que a cobertura do programa é maior justamente nas regiões mais ricas. Na época do levantamento, 1.753 municípios tinham alguma farmácia credenciada (31%), a maioria no Sul e Sudeste. Os 3.812 restantes, nos quais vivem 52 milhões, não têm acesso aos remédios subsidiados.

Há drogarias cadastradas em 56% dos municípios do Sudeste e 44% do Sul, 7% no Norte, 9% no Nordeste e 18% no Centro-Oeste. Nessas três últimas regiões, mais da metade estava concentrada nas capitais. "Parcela significativa da população fica sem ter acesso a medicamentos essenciais por intermédio do programa, gerando um tratamento desigual", avaliam os auditores.