Título: Depois do Enem, foco na UFF e UFRJ
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 12/11/2010, O País, p. 14

Os professores dos cursinhos estão orientando seus alunos a esquecerem os problemas com o Enem e a se concentrarem nas provas da UFRJ e da UFF, que acontecem neste fim de semana.

- Os alunos têm que tomar o Enem como águas passadas e se concentrar totalmente para a UFF e a UFRJ, concursos que também têm vagas independentes do exame - disse Rafael Cunha, diretor do curso Pensi. - Foco e disciplina são fundamentais, pois o clima de instabilidade é grande.

Para os estudantes, contudo, melhor seria se a UFRJ desistisse de adotar o Enem e destinasse todas as vagas a seu vestibular tradicional, que reúne 92 mil inscritos.

- Foi um baque grande. Fiquei abalado. Mas agora tenho que deixar isso de lado, focar o máximo possível na UFRJ, estudar como se não precisasse do Enem. Mas ficaria feliz se a universidade não usasse o exame - disse o aluno Igor Moraes, que tenta uma vaga em engenharia civil.

Os estudantes que se sentirem prejudicados pelos erros no Enem podem procurar instituições para reclamar. A Defensoria Pública da União, que defende a anulação das provas, oferece o e-mail enem2010@dpu.gov.br para os candidatos enviarem suas queixas. Até ontem à noite, a DPU havia recebido 3.267 relatos de problemas durante o exame.

O Ministério Público também tem canais de denúncia pela internet. O estudante prejudicado deve entrar no site do MP do seu estado para fazer reclamação.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) criaram uma central de denúncias que funciona pelo e-mail enem2010@une.org.br e pelo telefone (11) 2771-0792, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. A UNE já contabiliza cerca de 850 contatos, via e-mail e ligações telefônicas. As principais queixas se referem ao cartão de resposta, falhas de impressão na prova amarela e tumultos.