Título: Cid Gomes é o único governador na comitiva
Autor: Martin, Isabela
Fonte: O Globo, 12/11/2010, Economia, p. 27

Cearense está com prestígio em alta no Planalto graças a bom resultado eleitoral de Dilma no estado FORTALEZA. Depois de se envolver em polêmicas viagens de jatinho ¿ numa delas levou a sogra para a Europa ¿ o governador do Ceará Cid Gomes (PSB) virou passageiro VIP no Aerolula e foi o único governador que integrou a comitiva oficial do presidente Lula para o encontro do G-20, em Seul. Dessa vez, viajou só, sem um assessor sequer.

Irmão do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), ex-ministro da Integração Nacional de Lula, Cid está com prestígio em alta no Palácio do Planalto, tanto com o presidente prestes a sair quanto com sua sucessora, Dilma Rousseff (PT).

Depois de se reeleger no primeiro turno e angariar uma votação de 66% para Dilma, no Ceará, Cid elevou esse percentual para 77% no segundo turno. Quando pensou que iria tirar os dez dias planejados de férias, iniciados na sexta-feira passada, recebeu o convite do presidente Lula, interrompendo o descanso.

Antes de Seul, ao lado de Lula Cid esteve em Maputo, capital de Moçambique. A exemplo do que ocorreu ontem, quando o Ceará ganhou uma menção do presidente em sua fala em defesa de um comércio global justo, também em Maputo Cid mereceu atenção especial de Lula. Durante fala na solenidade de instalação do Polo da Universidade Aberta do Brasil, no Instituto Nacional de Educação à Distância (Ined), o presidente Lula convidou os moçambicanos para o lançamento da pedra fundamental da Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab), prevista para 10 de dezembro, que será instalada em Redenção, município cearense distante 70 quilômetros de Fortaleza, primeira cidade brasileira a abolir a escravatura.