Título: Festa vermelha nas ruas do país
Autor: Camarotti, Gerson; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 01/11/2010, O País, p. 11

Da Esplanada, em Brasília, à Av. Paulista, petistas comemoram a vitória BRASÍLIA, SÃO PAULO e RIO. O anúncio da vitória petista na disputa presidencial e também na corrida para o governo do Distrito Federal levou para a Esplanada dos Ministérios pelo menos cinco mil pessoas, segundo a Polícia Militar. Lá, o PT local organizou uma festa dupla para celebrar a eleição de Agnelo Queiroz e Dilma Rousseff. Os dois candidatos eram aguardados pela multidão que levou para o gramado as bandeiras vermelhas do partido.

Agnelo, como era esperado, foi à festa, animada por três trios elétricos. Já Dilma não compareceu.

Lula também não foi, cumprindo uma determinação que já havia manifestado a assessores.

Para o presidente, o dia era de Dilma. Portanto, ele não deveria sequer aparecer em público. Lula acompanhou a apuração do cinema do Palácio Alvorada.

No Rio, a partir das 17h, militantes e eleitores com bandeiras e camisas de Dilma Rousseff tomaram conta da praça em frente à Escola Municipal Santo Antônio de Aquino, no Leme, na Zona Sul da cidade, para assistir à apuração num telão. Pouco antes das 20h, com 80% das urnas apuradas, o público já fazia uma espécie de carnaval fora de época com direito à queima de fogos.

Em São Paulo, militantes da Força Sindical e do PT organizaram em frente ao Masp, na Av. Paulista, uma festa em homenagem à Dilma. Parte da avenida teve seu trânsito interditado.