Título: Dilma participará das reuniões
Autor:
Fonte: O Globo, 06/11/2010, Economia, p. 30

Assim como Obama em 2008, presidente eleita estará nas negociações

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará da reunião de cúpula do G-20 acompanhado da presidente eleita, Dilma Rousseff.

A convite da Coreia do Sul, Dilma não será mais uma mera coadjuvante no encontro. Ela terá um papel especial, uma vez que se sentará ao lado de Lula à mesa com os demais chefes de Estado, entre eles os presidentes dos EUA, Barack Obama, e da França, Nicolas Sarkozy, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel.

A visita a Seul será a estreia de Dilma no cenário internacional como líder brasileira. Mas a presença de um presidente eleito na reunião do G-20 não é inédita. Em 2008, após vencer as eleições americanas, Obama acompanhou George W. Bush no encontro que ocorreu em Washington. Já o ex-presidente Itamar Franco convidou o então presidente eleito Fernando Henrique Cardoso, em 1994, para acompanhá-lo à primeira Cúpula das Américas, em Miami.

Dilma e mais dois assessores irão a Seul em voo comercial, acompanhados do ministro da Fazenda, Guido Mantega. Todas as despesas serão pagas pela Presidência da República. Ela voltará no avião presidencial com Lula. Quando Fernando Henrique, eleito, foi à mesma reunião de Itamar, ele seguiu em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), em data diferente da do presidente porque tinha outros compromissos.

Por motivos de segurança, a legislação proíbe, por exemplo, que o presidente e o vice viagem na mesma aeronave. No entanto, essa regra não se aplica ao presidente em exercício e ao eleito. Além de Dilma, o governador do Ceará, Cid Gomes, também foi convidado por Lula a ir a Seul, mas ele não participará da reunião dos chefes de Estado.

Na quarta-feira, em entrevista coletiva, o presidente Lula disse que irá ao G-20 disposto a lutar contra a guerra cambial que, em sua avaliação e na de Dilma, está sendo capitaneada por EUA e China.