Título: Já virou balcão de negócios
Autor: Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 01/11/2010, O País, p. 16
Tasso Jereissati, do PSDB, diz achar que país viverá graves problemas
FORTALEZA e RECIFE. Falando antes da divulgação do resultado das eleições, o senador Tasso Jereissati (PSDB), que não se reelegeu, afirmou que o Brasil enfrentará graves problemas morais porque a relação do governo com os partidos que apoiaram a candidatura de Dilma Rousseff passou do ponto do fisiologismo e virou balcão de negócios: ¿ Quem quer que ganhe, nós não queremos que ninguém venha a sucumbir.
Mas que o Brasil passa a enfrentar graves problemas, principalmente morais, isso vai acontecer com certeza ¿ disse após votar.
Segundo o senador, a relação com os partidos não se limita a trocar cargos por apoio: ¿ Já passou do ponto que era só fisiologismo.
Já virou balcão de negócios, a situação vai ficar muito grave. Fisiologismo era quando os partidos trocavam (apoio) por cargos. Agora, a maioria dessas trocas está sendo feita com ambição de lucro.
Depois de reclamar do nível da campanha ¿ ¿que foi muito suja¿ ¿, o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, afirmou que oposição e situação devem começar a discutir a partir de hoje a implantação de uma reforma política: ¿ Tem que haver mudança na política, porque as regras que estão aí não servem mais nem para nós nem para os adversários.
Tem que ser uma outra vida com outra política, e uma verdadeira reforma, que deve começar amanhã (hoje).
Guerra criticou a atuação de institutos de pesquisa: ¿ Têm que ser reavaliados, porque interferem nas intenções de voto.