Título: Ciro: aliança é desafio para Dilma
Autor: Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 01/11/2010, O País, p. 16
FORTALEZA. O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) disse ontem que, apesar de ser uma grande administradora e ¿saber produzir resultado¿, Dilma Rousseff (PT) terá na falta de vivência política e em suas alianças os seus maiores desafios. Ciro foi o coordenador da campanha de Dilma no Nordeste e fez diversas críticas à ¿frouxidão moral¿ da aliança de apoio à petista, que incluiu o PMDB, o qual chamou de ¿ajuntamento de ladrões¿.
¿ A Dilma tem um talento muito grande como administradora. Sabe produzir resultado. Isso é uma coisa de que a administração brasileira se ressente muito. Entretanto, a ela falta a experiência, a vivência política que me deixa sempre com alguma preocupação. E a heterogeneidade de sua base de sustentação é disparado o mais grave desafio.
Citando o cientista político italiano Antonio Gramsci, Ciro disse que para lidar com essa heterogeneidade é preciso ¿impor uma hegemonia moral e intelectual¿, e que, mesmo tendo ¿mediadores¿, este é o papel do presidente.
Ciro votou em trânsito, em Fortaleza, porque mudou o domicílio eleitoral para São Paulo a pedido do presidente Lula. Arrependido, diz que irá transferílo ¿imediatamente¿.
Ciro falou de sua aspiração de ser presidente e da vontade de ¿cuidar da vida pessoal¿. Sobre assumir algum cargo no governo de Dilma, disse que não foi sondado. (Isabela Martin)