Título: Palocci: em busca de um país de vida média
Autor: Pauda, Jucimara de
Fonte: O Globo, 01/11/2010, O País, p. 21

Coordenador da campanha de Dilma, ex-ministro e deputado diz acreditar em elevação do PIB e erradicação da miséria

RIBEIRÃO PRETO. O deputado federal Antonio Palocci Filho (PT), coordenador da campanha de Dilma Rousseff à Presidência, afirmou ontem, em Ribeirão Preto, que estava confiante porque o PT se baseou em projetos que vão dar continuidade ao crescimento econômico conquistado durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Ele também disse acreditar que será possível acabar com a miséria ¿ uma das promessas de Dilma.

¿ Nós estamos otimistas, mas evidentemente respeitando a decisão do eleitor. Fizemos uma campanha baseada em propostas para o Brasil, valorizando aquilo que nos últimos oito anos o presidente Lula conseguiu em termos de mudança de parâmetros de crescimento, geração de empregos e investimento social. O Brasil hoje é um outro país, um país que se redescobriu e descobriu uma nova relação no mundo ¿ disse Palocci, de manhã, ao votar.

¿Dei uma contribuição à campanha bastante intensa¿ Palocci votou na Escola Estadual Otoniel Mota, na área central de Ribeirão Preto. Logo na chegada, o ex-ministro da Fazenda do governo Lula foi recepcionado pela mãe, Antônia Palocci, e pelos irmãos Orlando e Pedro Palocci, que o aguardavam no colégio. Ele não enfrentou fila em sua seção eleitoral e logo após votar fez o V da vitória.

Para Palocci, o grande desafio do novo presidente será manter taxas elevadas de crescimento econômico e eliminar a miséria do país.

¿ Esta pode parecer uma tarefa impossível, mas, com aquilo que foi realizado pelo presidente Lula, a gente vê que é possível dar esse passo definitivo para a eliminação da pobreza absoluta. Nestes últimos anos, 28 milhões de pessoas deixaram a pobreza absoluta e 36 milhões de pessoas ascenderam à classe média. Temos 21 milhões de pessoas vivendo em pobreza elevada. No próximo período é possível concluir o trabalho e fazer do Brasil um país de vida média.

Ao ser questionado sobre que cargo ocuparia num governo Dilma, Palocci foi evasivo: ¿ Não tenho plano especial para o futuro. Eu dei uma contribuição à campanha da Dilma bastante intensa. Não me preocupei em fazer projetos pessoais ou discutir cargos. O que me preocupa é ter uma solução para o futuro do Brasil.

Após votar, Palocci almoçou com a família e em seguida foi para Brasília, para acompanhar a apuração do segundo turno das eleições.