Título: Cabral quer o veto à emenda Ibsen
Autor: Caballero, Miguel
Fonte: O Globo, 01/11/2010, O País, p. 30

Governador cobra trato feito com Lula e Dilma para impedir mudanças na distribuição de royalties do petróleo

Passada a eleição, a agenda política volta a pautar quem saiu vencedor das urnas.

Após votar em Dilma Rousseff (PT), ontem, numa escola em Copacabana, o governador reeleito do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), fez questão de cobrar um compromisso assumido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela candidata do PT: o de vetar as mudanças na partilha dos royalties do pré-sal.

Aprovadas no início do ano pelo Congresso Nacional, propostas pelo deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e o senador Pedro Simon (PMDB-RS) por meio de emenda a um projeto que trata do tema, as alterações reveem a distribuição dos royalties do petróleo e tiram dinheiro dos estados produtores.

O Rio seria um dos grandes prejudicados.

¿ A Dilma já garantiu que vai honrar o que está combinado entre mim, ela e o presidente Lula, que é a mudança do regime, sendo implantada a lei da partilha, estabelecendo um percentual de royalties que dá ao Rio uma grande tranquilidade, gera receitas.

Foi um acordo muito positivo para todo o Brasil, todos os estados vão sair ganhando. Lula me garantiu que vai vetar ¿ afirmou Cabral, que faz campanha contra as mudanças desde o início e para quem as emendas no Congresso foram ¿uma demagogia¿.

Governo adiou decisão para depois da eleição

Se a chamada emenda Ibsen entrar em vigor, o Rio, maior produtor, deixará de receber cerca de R$ 7 bilhões ao ano em royalties. Mas Cabral afirmou estar seguro de que o presidente ¿ seja Lula, ainda este ano, ou Dilma, a partir de 2011 ¿ vai vetar o texto, evitando a perda de recursos.

Com a aprovação das emendas no Congresso, em março, o governo decidiu adiar uma decisão sobre o assunto para depois do período eleitoral. O texto divide de maneira igual, entre todos os estados brasileiros, os royalties do pré-sal.

Vetar esta medida seria uma medida impopular em várias unidades da federação.

Cabral chegou pouco antes das 12h de ontem à Escola Roma, em Copacabana. Com um adesivo de Dilma no peito, ele já acreditava na vitória. Disse que o povo do Rio daria à candidata uma votação extraordinária e que estava ansioso para ver a primeira mulher eleita presidente da República.

À noite, depois de divulgado o resultado da votação com a vitória de Dilma, Sérgio Cabral escreveu diversas vezes em seu Twitter, comemorando a eleiçao da petista: ¿Pela primeira vez, vamos ter uma mulher presidente do Brasil. Mais que uma questão de gênero, temos a confirmação de um trabalho. O Rio mostrou a sua força nas urnas e, como governador, só posso agradecer à nossa população e dizer que a parceria de sucesso com Lula vai seguir com Dilma. Falei ao telefone com o presidente Lula.

Ele esta muito feliz e emocionado.

Também falei com a nossa presidenta eleita. Ela está muito agradecida ao povo do Rio¿.