Título: Confúcio Moura vence eleição em Rondônia
Autor: Beck, Martha; Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 01/11/2010, O País, p. 34

Apoiado por tucanos e petistas no 2º turno, peemedebista derrota governador Cahulla

BRASÍLIA. Em Rondônia, Confúcio Moura (PMDB) venceu o segundo turno da eleição estadual, derrotando o atual governador, João Cahulla (PPS).

Com 88,02% dos votos apurados, Moura tinha ontem à noite 59,04% da preferência dos eleitores, enquanto Cahulla havia conseguido 40,96%.

Embora tenha estado à frente nas pesquisas desde o primeiro turno, Moura ampliou sua vantagem na segunda etapa da eleição depois de conseguir o apoio de petistas e tucanos. Terceiro colocado na disputa, Eduardo Valverde (PT), por exemplo, aderiu à campanha do PMDB, em troca de apoio para a petista Dilma Rousseff na eleição presidencial.

Moura também conseguiu apoio do ex-governador Expedito Junior (PSDB), que também disputava o governo do estado, mas acabou barrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Governador só conseguiu apoio de Ivo Cassol

Cahulla, por sua vez, conseguiu apenas o apoio do senador eleito Ivo Cassol (PP), que era o governador do estado até março. O candidato do PPS dispensou outras alianças no segundo turno alegando que, para governar bem, teria que ¿desagradar aliados¿.