Título: Nos bastidores, Marta, Aécio e também Eduardo Cunha
Autor:
Fonte: O Globo, 30/10/2010, O País, p. 4

Virou piada no lado tucano da plateia, no estúdio da Rede Globo: na quinta vez em que Dilma Rousseff disse que a pergunta do eleitor era muito importante, a gargalhada ecoou à direita no estúdio, onde estavam os petistas.

Marta Suplicy, senadora eleita pelo PT de São Paulo, ganhou o troféu de perua da noite. Chegou num justíssimo tailleur rosa-shocking, com sapatos altíssimos, discretamente listrados de prateado.

Ela se sentou na primeira fila, à frente do deputado Eduardo Cunha, do PMDB do Rio.

No aperto de mãos, Dilma tentou criar um clima amistoso, mas Serra só olhava para a frente, sério e com cara de poucos amigos.

O PSDB fez circular um tracking dando empate: 45 pontos percentuais para cada candidato.

Nas conversas num coquetel, o pessoal de Dilma já falava da organização do governo, dando a vitória como certa.

Aécio Neves, senador eleito pelo PSDB, foi quase o último a chegar. ¿Lá em Minas a gente faz as coisas mais devagar¿, disse.

Aécio disse acreditar que as eleições ainda não estão decididas e que o debate poderá mudar ¿muita coisa¿ no cenário eleitoral. ¿Não é só a questão dos indecisos. Há uma parcela do eleitorado, de 15% a 20%, que ainda não está muito convicta do voto¿, afirmou.

O senador Sérgio Guerra (CE), presidente do PSDB, entrou pelo lado errado e enfrentou o constrangimento de atravessar a plateia petista.

Serra entrou antes, posicionou-se e tomou um gole d¿água. Mas foi informado de que seu lado era o outro. Mudou de bancada, mas o copo d¿água ficou lá, esperando por Dilma.

Dilma bebericou no copo que Serra já havia usado.

O governador Sérgio Cabral chegou sem muletas e foi abraçar o colega de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB), do outro lado. Atravessou o auditório correndo, como um menino.

O deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), um dos coordenadores da campanha de Dilma, disse que a candidata seguiria a linha propositiva.

O presidente do DEM, Rodrigo Maia, disse acreditar que o debate poderá alterar o resultado das eleições. Segundo ele, pesquisas internas do DEM do PSDB indicam vantagem de cinco pontos da petista. ¿Se hoje ele virar dois pontos, já chegamos à situação de empate.¿

Sérgio Cabral fez parte do time que deu as últimas instruções para Dilma antes de ela entrar no estúdio.

Pergunta sobre corrupção. Um ¿ooohhhhh¿ percorreu a plateia de convidados.

O governador cearense, Cid Gomes, na plateia, ficou incomodado com as gracinhas dos companheiros do PT depois que uma eleitora conterrânea reclamou da violência no estado governado por ele.

O governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), cochilou durante todo o primeiro bloco. Depois, comentou: ¿Está dando empate. Eles guardaram a peixeira e estão dando estocadas de florete.¿

Dilma conversou no intervalo com Antonio Palocci e José Eduardo Dutra.

Petistas, na plateia, riam e aplaudiam intervenções de Dilma.