Título: Frei Betto critica declaração do Papa
Autor: Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 30/10/2010, O País, p. 9

Para religioso, Bento XVI virou "cabo eleitoral de forças conservadoras"

SÃO PAULO. O escritor e religioso dominicano Carlos Alberto Libânio Christo, o Frei Betto, criticou ontem o Papa Bento XVI por ter declarado que o episcopado brasileiro tem o dever de emitir juízo moral sobre temas políticos. Para o religioso, ex-assessor do governo Lula, o Papa foi ¿manipulado¿ por bispos brasileiros, por não ter informações suficientes sobre a eleição no país, e virou ¿cabo eleitoral de forças conservadoras¿.

¿ Pena que o Papa Bento XVI tenha virado cabo eleitoral de forças conservadoras! Por que não elogia políticas sociais que salvam vidas? ¿ indagou, pelo Twitter.

Na avaliação de Frei Betto, que declara voto na candidata petista, Dilma Rousseff, Bento XVI, na condição de chefe de Estado (o Vaticano), não deveria opinar sobre a eleição de outros países: ¿ Como chefe de Estado, o Papa faria bem ao não opinar sobre a eleição brasileira, assim como Lula não opinou na escolha do novo Papa e Obama (presidente dos EUA) não opinou sobre a eleição no Brasil.

Os bispos, segundo o religioso, foram ¿oportunistas¿ ao se valerem do fato de o líder da Igreja Católica ter posições conservadoras sobre temas como o aborto.