Título: Lula: Papa não disse novidade alguma
Autor: Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 30/10/2010, O País, p. 9

Durante visita ao Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo, presidente afirma que bispos não exageraram

SÃO PAULO. Em sua última atividade oficial antes das eleições, no Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentou minimizar a recomendação do Papa Bento XVI para que católicos votem só em quem for contra a legalização do aborto.

Lula disse não ter ficado surpreso com as declarações do Papa, que autorizou bispos a emitir juízo moral sobre temas políticos que contrariem preceitos católicos, como aborto e eutanásia: ¿ Não vi nenhuma novidade na declaração do Papa. Esse é o comportamento da Igreja Católica desde que ela existe ¿ disse. ¿ Toda vez que você perguntar ao Papa sobre a questão do aborto, ele vai dizer exatamente o que disse.

Para presidente, país se manteve laico Perguntado se os bispos católicos interferiram no processo eleitoral, indo além de seus limites, Lula discordou, mas frisou o caráter laico da política: ¿ Não acho que foram além.

Cada um faz de acordo com sua consciência. Este país é um país democrático, laico, portanto, as pessoas se manifestam como quiserem. A liberdade é boa por isso. Você se manifesta, a gente ganha, a gente perde. A gente paga pelos erros que cometeu.

Os índices de aprovação à sua gestão, apontados pelos institutos de pesquisa, foram mencionados de forma indireta por Lula, ao responder a um repórter que lhe perguntou se havia errado no governo: ¿ Devo ter cometido muitos erros. Mas, pelo reconhecimento da sociedade brasileira, parece que cometi menos erros e um pouco mais de acertos.

Lula reclama que Dilma enfrenta preconceito Lula disse estar triste com o ¿baixo nível¿ da campanha eleitoral. Segundo ele, a candidata petista, Dilma Rousseff, foi vítima de preconceito: ¿ Fiquei triste porque a campanha teve um nível muito baixo. A candidata Dilma foi vítima de um preconceito, mais uma vez, mostrado de forma arraigada contra a mulher brasileira ¿ disse: ¿ De qualquer forma, acho que o Brasil vai dar uma demonstração de consolidação da democracia.

Preocupado com a abstenção no domingo, Lula aproveitou a entrevista para estimular os eleitores a votar. O feriado prolongado pode aumentar a abstenção.

¿ A única coisa que posso pedir ao povo brasileiro é que compareça para votar.

Ao visitar os estandes, Lula entrou nos carros e autografou o para-brisa de um utilitário com design brasileiro. Bem-humorado, brincou com a sofisticação dos carros e os altos preços. Experimentou o banco de um Audi que custa R$ 780 mil. Segundo assessores da companhia, ele disse que era um ¿ótimo carro para ex-presidentes¿.