Título: Ficha-suja elogia Gilmar
Autor:
Fonte: O Globo, 30/10/2010, O País, p. 12

Para Roriz e ministro, lei tem "filiação" ao PT

BRASÍLIA. Afastado da disputa política por força da Lei da Ficha Limpa, o ex-governador Joaquim Roriz elogiou ontem o ministro Gilmar Mendes, contrário à aplicação da regra nas eleições deste ano. Para Roriz, Gilmar se ¿expressou bem¿ ao afirmar no plenário da Suprema Corte que a nova legislação tem ¿nome, sobrenome e filiação ao PT¿. Roriz chamou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de ¿teatro de absurdos¿. E acusou os ministros de ¿adotar dois pesos e duas medidas¿.

Roriz teve o registro cassado porque, em 2007, renunciou ao mandato de senador para fugir de um processo de cassação.

De maneira indireta, Roriz referiu-se à decisão do Tribunal Superior Eleitoral que aceitou o registro da candidatura de Valdemar Costa Neto (PR-SP). Em 2005, Costa Neto era deputado federal e renunciou em meio ao escândalo do mensalão, antes da abertura do processo de cassação.

¿A um parlamentar que renunciou no andamento de uma Comissão Parlamentar de Inquérito lhe é garantido o direito de concorrer, e a outros que renunciaram, com uma representação na Comissão de Ética, não o é¿, afirmou Roriz, em nota à imprensa. ¿O poder do governo e do PT é tão avassalador que já não mais reconhece limites, e a própria divisão e independência dos poderes é apenas utopia.¿