Título: O céu é o limite
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 18/11/2010, Panorama Político, p. 2

Sem conseguir se reeleger, os senadores Marco Maciel (DEM-PE), Efraim Morais (DEM-PB), Mão Santa (PSC-PI) e Heráclito Fortes (DEM-PI) fazem lobby pesado para alterar as regras para a eleição do Parlamento do Mercosul. Hoje, a função é exclusiva dos detentores de mandato. Eles querem mudar para que possam representar o Brasil mesmo sem mandato parlamentar. Haverá eleição indireta para o Mercosul no início do próximo ano.

O passado assombra o PMDB

Os políticos mais experientes do Congresso avaliam que o PMDB da Câmara cometeu um erro estratégico ao anunciar a formação de um bloco parlamentar sem combinar com seu principal aliado, o PT, e com a presidente eleita Dilma Rousseff. Eles argumentam que o PMDB, tendo Michel Temer na vice-presidência, não pode pretender agir com Dilma como o ex-presidente do partido, o falecido Ulysses Guimarães, fazia com o então presidente José Sarney, na redemocratização. Consideram que essas atitudes envenenam relações, ao invés de contribuir para que Michel tenha uma estreita interlocução com a presidente.

Eu até queria continuar, mas democracia é isso. E é bom a troca de poder" - Presidente Lula, ontem, na reunião do Conselho Político

A listinha do PT mineiro

Os petistas mineiros estão para entregar um documento com seus pleitos à equipe de transição do governo Dilma Rousseff. Indicam para o Ministério: o ex-ministro Patrus Ananias, o ex-prefeito Fernando Pimentel, o ministro Luiz Dulci e o deputado Virgílio Guimarães. Pedem também cargos no BB, CEF, BNDES, Petrobras, Furnas, Dnit, Correios, Conab, Luz para Todos e Gasmig. Para justificar o pedido, alegam que Dilma venceu José Serra em Minas por 1,7 milhão de votos.

Ensandecido

O ex-ministro José Dirceu vituperou em seu blog: "O PMDB inventou a tese do rodízio, esdrúxula e violadora da tradição". Errado! O PT é o pai da tese do rodízio. Ela veio à luz em 2007, quando o PMDB elegeu a maior bancada na Câmara.

Barriga de aluguel

O PT do Paraná adotou o senador Osmar Dias (PDT-PR). Faz lobby para que ele vire ministro, mas na cota do PDT. Alegam que ele foi para o sacrifício para ajudar Dilma Rousseff. O ministro Carlos Lupi (Trabalho) está uma arara.

SÃO PAULO. O presidente Lula vai se mudar para São Paulo, capital, e não mais para São Bernardo do Campo, após deixar o cargo, em janeiro do ano que vem. O presidente já está à procura de um amplo apartamento para residir com a família. Lula tomou essa decisão para facilitar seus deslocamentos no Brasil e no mundo, e a manutenção de contatos políticos, tanto com personalidades nacionais quanto internacionais.

Força Sindical + Lupi x CUT

O ministro Carlos Lupi (Trabalho) e o presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), reagiram às críticas de aparelhamento da pasta pelo presidente da CUT, Artur Henrique. Paulinho desafia o dirigente da CUT "a apontar um indicado pela Força no Ministério". O ministro lembra que um fundador da Força, Luiz Antonio de Medeiros, foi nomeado Secretário de Relações do Trabalho, a pedido do presidente Lula, pelo antecessor, Luiz Marinho, que é da CUT.

ALGUNS líderes governistas tentaram convencer o presidente Lula a apoiar um aumento maior do salário mínimo. Lula sugeriu tratar do tema com a equipe da transição e encerrou: "Eu não vou ficar arrumando despesa para a Dilma".

MULHER. A chefe da Casa Civil do governador Jaques Wagner, Eva Chiavon, entrou na lista das mulheres que podem ser nomeadas no governo Dilma Rousseff.

O GOVERNADOR Sérgio Cabral está à espera de um sinal da presidente eleita para tratar da recondução de Carlos Minc na Secretaria do Meio Ambiente.

ILIMAR FRANCO com Fernanda Krakovics, sucursais e correspondentes