Título: Câmara e Senado vazios após eleição
Autor: Braga , Isabel ; Vasconcelos , Adriana
Fonte: O Globo, 04/11/2010, O Pais, p. 10

BRASÍLIA. Após quase quatro meses de recesso branco durante a campanha eleitoral, a tentativa de retomar as votações nos plenários da Câmara e do Senado, ontem, fracassou.

Nem mesmo o fim do processo eleitoral ¿ em que metade dos atuais deputados não conseguiu se reeleger ¿ estimulou parlamentares a comparecer para dar continuidade aos trabalhos.

Na Câmara, os líderes aguardaram a obtenção de quórum para deliberações até às 18h de ontem, mas sem sucesso. Apenas 244 deputados (13 a menos que o mínimo para iniciar votações) registraram presença em plenário. Líderes da base aliada e de oposição adiaram a votação para terça-feira. A última votação na Câmara foi em 7 de julho, quando os deputados aprovaram duas medidas provisórias de liberação de crédito.

No Senado, embora 44 senadores tenham registrado presença em plenário, o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), sequer cogitou abrir a ordem do dia para votações.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que tinha sessão às 10h, teve sua reunião adiada para a tarde pelo senador Demóstenes Torres (DEMGO).

O quórum da CCJ só foi conseguido no início da tarde. Mesmo assim, a comissão apenas apreciou matérias consensuais.

Na Câmara, só a Comissão Mista de Orçamento funcionou. Diante do quórum baixo, o presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), vicepresidente eleito, nem compareceu à Câmara.