Título: Conversa com Mantega nas alturas
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 10/11/2010, O País, p. 12

Dilma está a caminho da reunião do G-20, em Seul

FRANKFURT (Alemanha). No primeiro trecho de sua estreia em viagens internacionais como presidente eleita, entre São Paulo e Frankfurt, Dilma Rousseff recebeu do ministro da Fazenda, Guido Mantega, subsídios para sua participação, como convidada especial, na reunião do G-20, a partir de amanhã, em Seul, na Coreia do Sul. Candidato a permanecer no cargo, a pedido do presidente Lula, Mantega ¿ único ministro a acompanhar Dilma na viagem ¿ também trocou ideias com ela sobre os rumos da politica econômica.

Depois das primeiras 12 horas de voo ¿ a viagem só termina hoje, em Seul ¿, Dilma, enquanto esperava a conexão, passeou pelas lojas do free shop em companhia do embaixador do Brasil na Alemanha, Ewerton Vargas. A primeira compra, presente para o neto Gabriel, foi um bonequinho de madeira típico alemão, pelo qual pagou C 85.

Durante o voo, Dilma mostrou que já está cuidando da dieta, depois de ganhar um sobrepeso na campanha. Dispensou o jantar com opção de três carnes: filé de namorado, filé mignon com molho roti ou frango, e massa sorrentino. Pediu frutas: uva, melão e kiwi.

Embora goste de vinho, Dilma também evitou o champanhe francês Drapier le grand Sandré.

Bebeu apenas água e café frugal. Para acompanhar Dilma, Mantega só tomou uma sopa de espinafre e bebeu guaraná diet.