Título: Lula e Haddad tentam minimizar erros
Autor: Weber , Demétrio
Fonte: O Globo, 09/11/2010, O Pais, p. 3

Ministro fala em relatos esparsos. Presidente diz que prova foi sucesso extraordinário

Demétrio Weber e Chico de Gois*

BRASÍLIA e MAPUTO. No início da noite, o ministro da Educação, Fernando Haddad, concedeu entrevista em que buscou minimizar as falhas no Enem 2010. Haddad desistiu de acompanhar o presidente Lula, ontem, em viagem a Moçambique, onde será inaugurada a primeira Universidade Aberta do Brasil no exterior. O ministro ficou em Brasília para tentar solucionar os problemas do exame.

Haddad disse que o erro de impressão em 33 mil provas do modelo de cor amarela, das quais 21 mil foram distribuídas, foi solucionado a tempo na maior parte dos casos. Domingo, o MEC trabalhava com a estimativa de que 2 mil candidatos teriam sido prejudicados em caráter definitivo, isto é, teriam recebido a prova amarela com erros sem que os fiscais de sala providenciassem a substituição a tempo. Ontem, Haddad não falou em números, mas deu a entender que o número pode ser menor: ¿ Há poucos relatos esparsos pelo país e um relato mais concentrado numa escola em Sergipe ¿ disse o ministro. ¿ Estamos apurando caso a caso. Queremos contemplar 100% dos estudantes.

Ele argumentou que a reserva técnica de 10% de provas e os cadernos que sobraram por causa da abstenção de 27% no sábado deram condições aos organizadores de substituir as provas com erros. Além disso, o ministro afirmou que não havia como os candidatos não perceberem a falha: ¿ É quase impossível que alguém tenha feito a prova amarela com erro gráfico sem perceber.

O presidente Lula também minimizou os problemas na aplicação das provas do Enem.

Ao desembarcar em Moçambique, Lula lembrou que Haddad iria acompanhá-lo na viagem, mas pediu para ficar no Brasil para cuidar das falhas no exame: ¿ O que houve é que um jornal de Pernambuco, um jornalista, tentou fazer para demonstrar uma fraude ou uma fragilidade do sistema. É muito difícil você lidar com seriedade quando você tem pessoas que não agem com seriedade. A Polícia Federal está investigando.

O Enem foi um sucesso extraordinário.

Foram mais de 3 milhões de jovens que participaram. Não vai ser um ou outro caso que vai impedir o sucesso do Enem.

Segundo o presidente, nem mesmo o problema de inversão no caderno de questões, que atingiu todos os estudantes, afetou a validade do exame: ¿ (Não houve) Nada que tenha causado problema no resultado e na prova. Nada.

O presidente afirmou ainda que tem muita gente interessada em que a imagem do Enem seja prejudicada: ¿ Até hoje tem gente que não se conforma com o Enem. Mas, de qualquer forma, ele provou que é extraordinariamente bem-sucedido.

O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Edward Madureira, disse que os problemas constatados na prova do Enem não afetam o resultado como um todo. Para ele, o Enem veio para ficar e deverá substituir, gradualmente, o vestibular convencional. Madureira disse que é contrário à anulação do concurso.

¿ Tenho de destacar que o novo Enem é uma proposta extremamente exitosa ¿ elogiou Madureira.

¿ A crescente adesão das universidades federais mostra que os conselhos das universidades aprovaram o Enem, que deve substituir o vestibular ¿ completou.

Até hoje tem gente que não se conforma com o Enem. Mas, de qualquer forma, ele provou que é extraordinariamente bem-sucedido

Presidente Lula, ontem, em Moçambique

* Enviado especial a Maputo