Título: A prova tem de ser colocada à prova
Autor: Alencastro , Catarina
Fonte: O Globo, 09/11/2010, O Pais, p. 4
Para educadores, auditoria pode determinar se é preciso cancelar o exame
SÃO PAULO. Especialistas ouvidos ontem pelo GLOBO defendem que uma auditoria investigue a extensão dos problemas para saber se o Enem deve mesmo ser cancelado, como determinou a Justiça. Mesmo que o MEC consiga na Justiça manter o exame, a imagem do Enem ficou bastante arranhada, afirma Ocimar Munhoz Alavarse, especialista em avaliação e professor da Faculdade de Educação da USP.
¿ A prova tem de ser colocada à prova.
As questões do exame e a logística da aplicação do Enem têm de ser apuradas por uma auditoria. E com urgência. Sem isso, o futuro do exame é uma névoa absoluta; o MEC fará um voo cego ¿ diz Alavarse.
Coordenadora do curso de Pedagogia da Unicamp e pesquisadora em avaliações, Maria Márcia Malavasi defende a criação de uma comissão mista para apurar os erros do Enem 2010: ¿ É preciso muito cuidado para pedir um cancelamento de exame tão caro. Primeiro, devese estudar se é possível excluir os itens errados da prova, sem prejuízo dos alunos. Talvez seja o caso de repetir apenas para os alunos que receberam os cadernos com problemas.
Para a pesquisadora da Unicamp, houve falta de cuidado por parte do governo: ¿ Faltou zelo, sim. Não são erros difíceis de evitar. Basta ter boa equipe de conferência.
Alavarse disse que é preciso analisar o peso das questões com problemas, para saber se elas podem ser canceladas sem prejuízo da qualidade da avaliação: ¿ A auditoria tem de agir logo, porque não se pode deixar que o Enem caia em descrédito.
Declaradamente contra o Enem, Alavarse diz que é preciso salvar esse tipo de avaliação.
¿ Sou contra o Enem porque ele não justifica os custos, não avalia o ensino médio nem rompe a barreira da desigualdade social. Mas ele não deve deixar de ser aplicado porque perdeu a credibilidade. É preciso salvar o Enem, nem que seja para depois eliminá-lo. Não é certo cancelá-lo por falta de capacidade técnica.