Título: Apreensão entre os estudantes
Autor: Neto , Lauro
Fonte: O Globo, 09/11/2010, O Pais, p. 9
Candidatos temem anulação da prova
Lucia Cristina Melo fez as provas do Enem 2010 na Lapa, no Rio, e acabou prejudicada pelas orientações dos fiscais. Eles mandaram rasurar o cartão-resposta e marcar de acordo com os cabeçalhos, que estavam errados.
¿ Mandaram a gente fazer uma equivalência: marcar a 1 na 46, a 2 na 47 e assim por diante. Para quem já tinha começado a marcar, eles deram um corretor líquido. Houve gente que reclamou do que estava acontecendo, mas eles disseram: ¿você não quer entender, quer atrapalhar¿ ¿ contou ela ao sair da prova, no sábado.
Antes de entrar para a fazer a prova no domingo, no mesmo local, o estudante Lucas Mello afirmou que na sua sala também houve problemas com o cartão de respostas.
Ele se mostrou apreensivo sobre a possibilidade de o exame ser anulado.
¿ Eu fico preocupado se vão anular ou não, se vão fazer outra prova. Você se prepara durante todo o ano e aí chega na hora e acontece isso.
Não passei corretor, mas, na minha sala, teve gente passando. Nunca vi isso antes, usar corretivo no cartão de respostas.
Colega de Lucas Mello, Luís Carlos Ré explicou que não foi dado nenhum aviso antes da prova sobre o problema.
Tanto que ele já tinha começado a marcar o cartão de respostas quando foi avisado do problema.
¿ Eu já tinha começado a marcar o cartão quando falaram que havia um erro no cabeçalho. Foi então que disseram que poderia passar liquid paper nas respostas. Fico preocupado porque o Enem nunca fica invicto, sempre tem alguma coisa.
Na prova de domingo, outro erro apareceu no cartão de respostas, desta vez na parte dos dados de um candidato que preferiu não se identificar. Ele fez a prova na unidade do Recreio da Estácio de Sá, e a data de seu nascimento estava errada no cartão: ¿ Nasci em 1954, mas veio escrito 2054 no cartão. Foi a fiscal que me chamou a atenção.
Liguei para o 0800 do Inep para reclamar, e a atendente disse que outras pessoas já tinham reclamado que o CPF também estava errado.
Mas ela não quis me dar o número de protocolo dizendo que o Inep disponibilizará uma ferramenta on-line para corrigir esses erros.