Título: Amorim elogia abertura
Autor: Peres, Shimon; Sardenberg, Carlos Alberto
Fonte: O Globo, 10/11/2010, O Mundo, p. 33

Apoio de Obama à Índia pode ajudar Brasil

MAPUTO. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse ontem que a declaração do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apoiando a possibilidade de a Índia de ter um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU não atrapalha os planos do Brasil de ter o mesmo direito. Para Amorim, esse gesto de Obama pode significar uma discussão sobre o caráter multilateral do organismo ¿ como vem reivindicando o Brasil.

¿Isso afeta positivamente, porque mostra que o presidente Obama está com a cabeça aberta para a inclusão de países em desenvolvimento.

Com isso, não se pode desconhecer a importância de Brasil e países da África.

O chanceler brasileiro disse acreditar que o presidente Obama tem conhecimento de que a reforma na ONU não pode ser feita apenas para incluir um país.

¿ Ele sabe que a reforma do Conselho de Segurança não pode ser feita apenas para incluir um ou dois países.

É um processo multilateral.

Vamos ter de continuar a batalha e convencer outros países ¿ afirmou, lembrando que a França e o Reino Unido declararam apoio ao Brasil.

Amorim evitou fazer avaliações sobre o futuro das relações externas brasileiras depois que Dilma Rousseff tomar posse. Ele acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Moçambique.