Título: PRB quer Crivella na Esplanada
Autor: Camarotti, Gerson; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 11/11/2010, O País, p. 11

Partidos pedem mais do que já têm

BRASÍLIA. O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, concluiu ontem a primeira rodada de conversas com partidos aliados para negociar a formação do governo Dilma Rousseff. Os partidos querem manter e, se possível, ampliar o número de ministérios que têm no governo Lula.

Embora a decisão final seja da presidente eleita, Dutra adiantou que nem todas as demandas serão atendidas, porque o espaço do governo é limitado e não serão criados novos cargos para satisfazer a sanha dos aliados. O PRB, partido do vice-presidente José Alencar, não quer perder força no governo Dilma e sugeriu o nome do senador Marcelo Crivella (RJ) para o primeiro escalão.

¿ É natural que todos os partidos queiram manter e ampliar o espaço no governo, mas o espaço no governo é finito ¿ disse Dutra, que completou: ¿ Nenhum ministério é propriedade de ninguém.

Teremos um governo novo, de coalizão, e a presidente vai decidir se manterá o modelo atual ou não.

Dutra recebeu ontem dirigentes do PR, do PRB e do PTN. O PR deixou claro que, além de manter o Ministério dos Transportes, gostaria de ampliar seu espaço, já que a bancada do partido na Câmara passou de 23 para 41 deputados.

O presidente do PR, Alfredo Nascimento, é o nome do partido para voltar à pasta dos Transportes.

¿ Estamos no governo desde o início e queremos continuar no governo. Fica a cargo do governo estabelecer o espaço. Mas o espaço que temos é equivalente a uma bancada de 23 deputados e três senadores. Hoje a bancada é um pouco maior ¿ disse Nascimento, que deixou o cargo para disputar o governo do Amazonas e foi derrotado por Omar Aziz (PMN).

O presidente do PT refuta o critério do crescimento das bancadas: ¿ Como todos os partidos da base cresceram e quem diminuiu foi a oposição, você não pode estabelecer que isso (crescimento das bancadas) seja critério para ampliar também a participação no governo, porque seria preciso ampliar os cargos.