Título: Projeto que flexibiliza horário da Voz do Brasil é aprovado na CCJ
Autor: Éboli, Evandro; Tavares, Mônica
Fonte: O Globo, 11/11/2010, O País, p. 14

BRASÍLIA. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou ontem projeto que flexibiliza o horário de exibição de ¿A Voz do Brasil¿, programa com notícias oficiais do governo, do Congresso e do Judiciário.

Hoje, as emissoras de rádio são obrigadas a transmitir o programa das 19h às 20h, da segunda até a sexta-feira.

Com as mudanças previstas em relatório do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), as rádios poderão exibir num horário entre 19h e 23h. O projeto segue agora para a Comissão de Educação, antes de ser enviado ao plenário.

Pelo texto aprovado, só as emissoras educativas terão a obrigação de exibir o programa das 19h às 20h. As comerciais e comunitárias poderão escolher um horário entre 19h e 23h. As emissoras ligadas o Legislativo poderão mudar o horário de exibição do programa em dias de sessões noturnas.

¿É um experimento que tem de ser testado¿ O relatório de Ribeiro teve como base projeto apresentado pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC). Segundo o senador, a mudança atende a uma antiga reivindicação das emissoras de rádio.

O senador argumenta que muitas emissoras eram obrigadas a suspender a programação sobre assuntos de interesse coletivo, como, por exemplo, condições de tráfego nas grandes cidades, nos horários de maior incidência de engarrafamento. Com a flexibilização, as emissoras poderiam continuar transmitindo esses programas e, em seguida, exibir ¿A Voz do Brasil¿.

¿ É um experimento que tem que ser testado. O que não pode é deixar de transmitir ¿A Voz do Brasil¿ ¿ afirmou Ribeiro.

O presidente da CCJ, Demóstenes Torres (DEM-GO), votou contra. Para ele, a mudança pode acabar com ¿A Voz do Brasil¿, programa de grande audiência no interior do país, principalmente na Amazônia.