Título: Não é assunto do presidente
Autor: Duarte, Patrícia; Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 11/11/2010, Economia, p. 25

Lula diz que Silvio Santos não pediu ajuda para banco

MAPUTO. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou ontem que o empresário e apresentador de TV Silvio Santos tenha lhe pedido para ajudar o banco PanAmericano, que na terça-feira recebeu empréstimo de R$ 2,5 bilhões do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), formado por contribuições dos próprios bancos. Silvio Santos esteve com Lula em setembro no Palácio do Planalto. Na ocasião, ele afirmou que fora pedir a Lula uma doação de R$ 12 mil para o Teleton, que arrecada recursos para entidades assistenciais.

¿ O banco recorreu a um empréstimo dos próprios bancos ¿ disse Lula. ¿ O Fundo Garantidor existe exatamente para isso, para o PanAmericano e para qualquer banco. Se amanhã o Banco do Brasil tiver problema de dinheiro, ele vai ao Fundo Garantidor, toma dinheiro emprestado, dá garantias e recebe o dinheiro de volta.

Ao ser perguntado se Silvio Santos teria falado sobre os problemas de seu banco em setembro, Lula negou: ¿ Não, porque não é um assunto do presidente da República.

O presidente da República não empresta dinheiro, não faz negócio com banco e não fiscaliza banco. Isso é coisa do Banco Central.