Título: Rolls-Royce e 1.700 convidados
Autor: Ordonez, Ramona
Fonte: O Globo, 23/11/2010, O País, p. 4

Posse de Dilma terá cortejo em carro aberto

BRASÍLIA. Um cortejo em carro aberto, se não chover, a bordo do Rolls-Royce presidencial, marcará o primeiro evento do dia da posse da presidente eleita Dilma Rousseff, em 1º de janeiro de 2011. Dilma fará o trajeto saindo às 14h da Catedral de Brasília, em direção ao Congresso Nacional, onde ela e o vice-presidente eleito, Michel Temer, presidente da Câmara, serão empossados na presença de deputados e senadores.

Os detalhes da posse de Dilma foram fechados ontem, em reunião entre o Itamaraty e integrantes da equipe de transição entre os governos Lula e Dilma. Será a cerimônia que acontecerá no Congresso, às 14h30m, que marcará o início do mandato da presidente eleita.

Espera-se a presença de cerca de 1.700 convidados no evento do Congresso. O Itamaraty informou que a escolha do início da tarde para a cerimônia no Legislativo se deu para permitir a presença dos governadores eleitos, que tomarão posse na parte da manhã em seus respectivos estados. No entanto, os convites ainda não foram impressos.

O primeiro discurso de Dilma como presidente da República, após o Hino Nacional tocado pela Banda de Fuzileiros Navais, será feito no plenário da Câmara e está previsto para as 16h. Antes disso, será feita a leitura do termo de posse pelo primeiro-secretário da Mesa do Congresso, seguida pelo juramento, em voz alta, de Dilma e Temer: "Manter, defender e cumprir a Constituição Federal, observar leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil".

Assim que terminar o discurso, a nova presidente da República e seu vice serão saudados, no gramado do Congresso, por uma salva de tiros de canhão. Passarão a tropa em revista e dali seguirão, juntos, no Rolls-Royce, para o Palácio do Planalto. Ela será recebida às 16h30m, na rampa, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula transmitirá a Dilma a faixa presidencial.

No Planalto, Dilma fará um novo discurso, desta vez no parlatório, em frente à Praça dos Três Poderes, onde, como de costume, deverá ter concentração de populares. Não é tradição o presidente que está saindo falar, mas Lula poderá fazer uma saudação de despedida ao povo brasileiro. Em seguida, ela voltará à sede do governo para dar posse aos ministros.

Às 18h30m, Dilma oferecerá um coquetel no Itamaraty a chefes de Estado, autoridades e missões estrangeiras enviadas ao Brasil para a posse. Fontes da área diplomática revelaram que uma presença dada como certa é a do presidente da França, Nicolas Sarkozy. Ele está fortemente interessado na venda dos caças franceses Rafale à Força Aérea Brasileira (FAB).