Título: Meirelles: Considero a missão cumprida
Autor: Duarte,Alessandra ; Suwwan, Leila
Fonte: O Globo, 25/11/2010, O Pais, p. 12

Presidente do BC afirma que deixará o cargo em 31 de dezembro

BRASÍLIA e SÃO PAULO. Sorridente, mas deixando no ar certo mistério sobre seu futuro, Henrique Meirelles oficializou ontem que deixará a presidência do Banco Central em 31 de dezembro. Meirelles teve um encontro com a presidente eleita, Dilma Rousseff, anteontem. Ontem pela manhã, em entrevista no Senado, disse que a decisão de deixar o comando do BC foi dele. Além de tecer elogios à própria administração, disse que não ficava triste pelo fato de outros ministros de Lula permanecerem:

- Minha decisão foi individual, que independe da situação de outras pessoas que não necessariamente têm o mesmo tempo de governo. Completo oito anos, considero minha missão cumprida e tinha a intenção de terminar meu trabalho com o mandato do presidente Lula. Estou gratificado e feliz porque pude completar meu mandato e cumpri minha missão com sucesso. Sou um homem que tem foco no sucesso. No Brasil, as coisas vão muito bem e tenho só motivo para celebrar.

Ele não descartou a possibilidade de continuar na vida pública, nem mesmo no governo de Dilma Rousseff, com quem esteve reunido na noite de terça-feira. Meirelles chegou a ser cotado para ser vice de Dilma.

- Minha intenção e objetivo eram, e são, concluir o meu trabalho, minha missão, com o presidente Lula - disse Meirelles.

Em nota, elogiou Alexandre Tombini: "Excelente escolha, profissional completamente preparado. Tenho plena confiança nele". O anúncio da saída de Meirelles rendeu a ele elogios de executivos.

- A atuação de Meirelles é exemplar pelos resultados atingidos. A inflação está nas metas, o país está crescendo e há uma nova classe média pujante. Parte disso é esforço do BC. Há esforço do governo como um todo, mas a atuação do BC é excepcional - disse André Esteves, presidente do BTG Pactual.

Para Fábio Barbosa, presidente da Febraban, o BC consolidou "um plano de metas inflacionário" de forma brilhante.

- Meirelles colocou o país em outro patamar de seriedade. Todos saímos ganhando.

COLABORARAM: Geralda Doca, Wagner Gomes e Karina Lignelli