Título: Oito bandidos são transferidos para Catanduvas
Autor: Brunet , Daniel ; Dutra , Marcelo
Fonte: O Globo, 25/11/2010, Rio, p. 21

Do Paraná, dois presos foram para cadeia em Porto Velho

Antônio Werneck e Demétrio Weber

BRASÍLIA E RIO. Oito traficantes que estavam em presídios do complexo de Gericinó (Bangu 1 e 3) foram transferidos ontem para a penitenciária federal de Catanduvas (PR). Eles são suspeitos de ter ordenado os atentados do tráfico no Rio. Já de Catanduvas foram transferidos para o presídio federal de Porto Velho os traficantes Márcio Nepomuceno, o Marcinho VP, e Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, condenado pela morte do jornalista Tim Lopes, da TV Globo.

O pedido de transferência foi feito na terça-feira pelo governo estadual. O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, informou que o número de pedidos pode chegar a 13.

Ministro: presídios federais têm 50 vagas para o Rio

Ontem também, o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, disse que a Força Nacional de Segurança está à disposição do Rio, assim como 50 vagas em presídios federais para receber detentos ligados ao crime organizado e aos recentes atentados. Barreto elogiou a atuação do governo estadual, destacando a decisão de suspender folgas na polícia e manter o efetivo nas ruas. Segundo ele, o número de policiais rodoviários federais será triplicado no estado, a pedido do governo estadual, para reforçar a segurança nas estradas:

- Há uma determinação do presidente Lula. O ministério inteiro hoje está à disposição do Rio de Janeiro, a fim de levarmos a pacificação para as ruas e, enfim, sairmos desses lamentáveis incidentes que têm ocorrido nos últimos dias.