Título: IRLANDA ANUNCIA PLANO DE AUSTERIDADE E PROMETE CORTAR 10 BI EM 4 ANOS
Autor: Cunha , Simone
Fonte: O Globo, 25/11/2010, Economia, p. 29

Funcionalismo público vai ser reduzido em 8%, e idade mínima de aposentadoria subirá um ano

LONDRES. Pela quarta vez desde o abalo global de 2008, o governo da Irlanda anunciou um pacote de austeridade. Ao contrário dos anteriores, o atual conjunto de medidas vai além de meramente cortar gastos públicos: os irlandeses verão aumentos de impostos e até uma redução no salário mínimo como parte do acordo para o empréstimo de 85 bilhões junto ao Fundo Monetário Internacional e à União Europeia.

De acordo com os termos anunciados ontem pelo premier Brian Cowen, a linha-mestra do plano é uma redução de 10 bilhões nos gastos públicos (20%) pelos próximos quatro anos, concentrada em cortes orçamentários ¿ sendo 3 bilhões na Previdência ¿ e num programa de demissões no funcionalismo público, com a extinção de cerca de 25 mil vagas (8%). O pacote também prevê que a idade mínima para o recebimento de aposentadoria suba de 65 para 66 anos em 2014 e passe para 68 anos até 2028.

Além de economizar com os cortes, o governo espera aumentar a arrecadação em 5 bilhões por meio de aumentos sucessivos na taxação sobre a circulação de mercadorias e serviços (que pulará de 21% para 23% até 2014) e sobre a renda ¿ os parâmetros atuais excluem pelo menos 45% da população ¿, assim como pela criação de um imposto sobre imóveis.

¿ Implantamos medidas que darão ao nosso país um pouco mais de segurança em relação ao futuro. Podemos e vamos dar a volta por cima, como a Irlanda já fez tantas vezes no passado ¿ afirmou o premier.

Medidas do governo são recebidas com misto de ceticismo e desânimo

O problema é que as tentativas anteriores falharam em estabilizar a economia irlandesa, que entre os países europeus foi a primeira a entrar na recessão geral de 2008-2009 e a registrar uma recaída. Daí o discurso de Cowen em defesa da eficácia das medidas mais recentes ter sido recebido com ceticismo e desânimo ¿ sobretudo as projeções de crescimento anual de 2,7% para a economia até 2014, baseadas num possível estímulo provocado pela congelamento nas alíquotas de impostos corporativos e numa redução de 1 no valor do salário mínimo, que passa para 7,65 por hora.

Outro ponto importante foi a reação fria dos mercados ao pacote irlandês. No mesmo dia em que Portugal parou por uma greve geral, o euro, pela primeira vez em dois meses, ficou abaixo de US$1,33. Parte do ceticismo passa também pela crise enfrentada por Cowen e pelo governo de coalizão, que deverá ter dificuldades para aprovar as medidas. O pacote deve ser o último ato de Cowen no poder, já que haverá eleições gerais depois de o plano passar no Parlamento.