Título: De volta ao Brasil, presidente eleita se reúne com a equipe de transição
Autor: Oliveira, Eliane; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 13/11/2010, O País, p. 14

BRASÍLIA. Depois de acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Coreia do Sul, onde participou como convidada de uma reunião entre os líderes das 20 maiores economias do mundo, a presidente eleita, Dilma Rousseff, chega a São Paulo na manhã de hoje, focada, a partir de agora, nos assuntos domésticos. A expectativa é que, antes de ir para Porto Alegre ver a filha e o neto, ela faça uma reunião comos principais integrantes da equipe de transição neste fim de semana: o deputado e ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci; o presidente do PT, José Eduardo Dutra; e o também deputado José Eduardo Cardozo.

A agenda é variada, a começar pelo constrangimento pelo qual passou a equipe de transição ao contratar num dia e demitir no outro a advogada Christiane Araújo de Oliveira, envolvida com a máfia dos sanguessugas. Outra situação que pode se tornar desconfortável é a forte pressão dos partidos aliados por um espaço, no mínimo, igual ao que têm hoje no governo Lula.

Responsável pelas sondagens realizadas ao longo das duas últimas semanas, Dutra fará um relato minucioso à presidente eleita sobre a disputa pelos ministérios.

Mas o presidente do PT já avisou que, apesar das pressões, quem dará a última palavra será mesmo Dilma Rousseff, que quer abrir mais espaço para mulheres em sua equipe.