Título: Vice-presidente deixa UTI e volta a despachar
Autor: Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 13/11/2010, O País, p. 15
José Alencar, que já estava internado, infartou anteontem
SÃO PAULO. O vice-presidente José Alencar, de 79 anos, recuperouse do infarto sofrido anteontem à noite no Hospital SírioLibanês, em São Paulo. Ontem, Alencar voltou a se alimentar de manhã, com um iogurte, enquanto aguardava sua transferência da UTI para a Unidade Semi-Intensiva Cardiológica do hospital, onde está internado desde 25 de outubro.
¿ Ele até despachou hoje (ontem) ¿ contou o cardiologista Roberto Kalil, em entrevista coletiva na porta do hospital.
Alencar está internado desde outubro por problemas intestinais.
E continua no hospital para dar prosseguimento ao tratamento que faz contra o câncer no abdômen. Sua expectativa era voltar para casa no final de semana, mas quintafeira à noite sofreu o infarto agudo do miocárdio.
Segundo Kalil, embora o infarto seja sempre delicado, Alencar não deverá sofrer ¿maiores consequências¿. O vice-presidente já tem implantado dois stents, mas nunca havia enfartado. Seus médicos consideraram o infarto um agravamento momentâneo da saúde de Alencar.
Apesar do quadro delicado, Alencar não chegou a ficar inconsciente nem foi sedado ou teve de respirar com a ajuda de aparelhos. Ainda na noite de anteontem, foi submetido a um cateterismo.
Kalil também descartou a hipótese de fazer uma intervenção cirúrgica no coração.
A expectativa do oncologista que trata de Alencar, Paulo Hoff, era retomar ontem mesmo o tratamento com quimioterapia.
O chefe de gabinete de Alencar, Adriano Silva, contou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estava na reunião do G-20, na Coreia do Sul, ligou ainda na noite de anteontem para saber da saúde do vice. O telefonema foi atendido pelo cardiologista Kalil.
¿ Ele ficou preocupado, mas nós o tranquilizamos ¿ disse o médico.