Título: Presidente vai indicar Jose Graziano para FAO
Autor: Jungblut,Cristiane ; Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 24/11/2010, O Pais, p. 10

Confirmada a candidatura, será a primeira vez que o Brasil disputará a diretoria-geral

BRASÍLIA. O presidente Lula não desfez todo o mistério sobre seu futuro, mas ontem descartou ao menos uma das possibilidades. Em entrevista na Base Aérea de Brasília, afirmou que não concorrerá à diretoria-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), como se especulava. Ele indicará o companheiro de partido José Graziano, que já representa a América Latina na entidade.

O anúncio foi feito após reunião com os ministros do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e das Relações Exteriores, Celso Amorim.

¿ Vamos indicar o companheiro Graziano para disputar a FAO. Ele já é o secretário da FAO para a América Latina e nós vamos indicá-lo ¿ afirmou Lula.

Caso a candidatura se confirme, Graziano será o primeiro brasileiro a disputar o cargo. As eleições acontecerão em junho de 2011. O vencedor assume em fevereiro de 2012, por quatro anos, na sede da entidade em Roma. O Brasil havia anunciado que lançaria um nome, sem informar qual, o que levou a especulações sobre a possibilidade de o próprio presidente disputar o cargo para dar seguimento à sua política de combate à fome, especialmente na África.