Título: Nova prova do Enem será em 15 de dezembro
Autor:
Fonte: O Globo, 24/11/2010, O Pais, p. 14
Até o momento foram identificados pelo Inep 2.817 alunos prejudicados por erros de impressão no exame
BRASÍLIA. O Ministério da Educação anunciou ontem que será dia 15 de dezembro a nova prova para os estudantes prejudicados por erros de impressão no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os alunos serão comunicados por e-mail, telefone e mensagens de celular. E receberão uma declaração de comparecimento, para justificar eventual falta ao trabalho. Isso porque o exame será realizado numa quarta-feira às 13h.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou que prossegue a análise de 116.626 atas dos fiscais de prova, para saber quais candidatos não substituíram os cadernos com erros. Por ora, foram identificados 2.817, cerca de 0,1% do total.
Serão reaplicados os testes de ciências humanas e ciências da natureza. As normas de segurança serão as mesmas. Os alunos devem chegar com uma hora de antecedência, com o novo cartão de inscrição - que estará disponível no portal do Inep -, documento de identidade com foto e esferográfica preta.
As provas vão ser feitas na mesma cidade da primeira convocação. A divulgação do resultado está prometida para até a primeira quinzena de janeiro, assim como a dos candidatos que não terão de refazer os testes. Os gabaritos com questões invertidas também serão corrigidos no prazo. O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que a gráfica responsável pela impressão vai arcar com os custos. Para ele, a escolha de um dia de semana foi acertada:
Haddad questionou ontem decisão da Defensoria Pública da União de pedir um salário mínimo de compensação para os estudantes prejudicados com as falhas do Enem, argumentando que as medidas corretivas estão sendo tomadas.
- Se as pessoas estão sendo reconvocadas... Vamos fazer o exame nas mesmas cidades onde elas foram convocadas. Estamos assegurando um direito a essas pessoas.
Indagado se os problemas no Enem põem em risco sua permanência no cargo no governo Dilma, Haddad respondeu:
- Se você ficar preocupado com isso para tomar as decisões que acha corretas, é melhor não ocupar o cargo ou ocupar da maneira mais fácil, que é não fazer (mudanças).
A Polícia Federal de Juazeiro, na Bahia, indiciou ontem, após dez dias de investigações, uma professora de Remanso e o marido dela, por violação de sigilo funcional, confirmando o vazamento do tema da redação do Enem. O filho do casal foi informado por celular, em Petrolina, horas antes do início da prova. O casal pode ser condenado a até seis anos de prisão.