Título: Oito traficantes serao transferidos hoje
Autor: Araújo, Vera
Fonte: O Globo, 24/11/2010, O Pais, p. 17

Um deles seria o responsável pelos ataques, segundo informações da inteligência

Investigações dos setores de inteligência da Secretaria de Segurança apontam o traficante Claudio Henrique Mendes dos Santos, o Dr. Santos, como o principal articulador da onda de saques a motoristas no Rio. Foi de sua cela, em Bangu 3, que partiram as cartas com ordens para que os veículos fossem queimados e PMs atacados nas ruas da cidade. Com base nessas informações, o secretário José Mariano Beltrame solicitou a transferência de Dr. Santos e outros sete traficantes presos no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste, para o Presídio Federal de Porto Velho, em Rondônia.

Além de Dr. Santos, serão levados para Porto Velho Márcio Aurélio Martinez Martelo, o Bolado, Roberto Célio Lopes, o Robertinho de Vigário, Mauri Alves Ribeiro Filho, Marcelo Tavares da Silva, e Wanderson da Silva Brito, o Paquito. Outros dois nomes ainda serão escolhidos para deixar o estado. Willian Rodrigues Vieira, o Robocop, e Antônio Jorge dos Santos, o Senhor das Armas, já haviam sido transferidos.

Com as novas transferência, que devem acontecer hoje à tarde, o número de traficantes e milicianos do Rio presos em unidades federais nos últimos cinco anos chegará a 74. A Penitenciária Federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, é a que concentra o maior número de detentos: 30 homens. Entre eles, os traficantes Fernandinho Beira-Mar, além dos milicianos Jerônimo Guimarães Filho e Natalino José Guimarães.

A Subsecretaria de Inteligência analisa ainda realização de novas transferências de presos até o fim do mês. Os próximos alvos são traficantes ligados à facção que controla a venda de drogas na Rocinha.

A transferência de oito presos para Porto Velho vai colocar a unidade federal de Rondônia como a segunda maior concentradora de traficantes fluminenses fora do estado. Na penitenciária já estão detidos dez bandidos que participaram da invasão ao Hotel Intercontinental, em agosto passado. Na Penitenciária de Catanduvas, no Paraná, estão 15 traficantes do Rio. Lá, estão Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, e Izaías da Costa Rodrigues, o Izaías do Borel, integrantes da facção que mais perdeu domínio territorial com a implantação das UPPs.