Título: Tijuca e Estacio tambem sofrem ataques
Autor: Costa, Ana Cláudia ; Brunet, Daniel
Fonte: O Globo, 24/11/2010, Rio, p. 18

Bandidos incendiaram carros nos dois bairros no fim da noite de anteontem

Bandidos voltaram a incendiar veículos, no fim da noite de anteontem, em dois pontos da cidade. Por volta de meia-noite, criminosos atearam fogo num Honda Civic na Rua Zameinhof, no Estácio, deixando o teto e o interior do veículo destruídos. Na Tijuca, um Renault Clio também foi incendiado na Rua Domício da Gama. Horas antes, uma cabine da PM fora metralhada em Del Castilho. Na Via Dutra, dois carros foram roubados e outros, incendiados.

No Estácio, moradores acordaram com o barulho da explosão pouco antes de meia-noite. Ao lado do veículo, eles encontraram um galão de cinco litros de combustível, abandonado pelos bandidos. Segundo a dona do Honda, vizinhos ajudaram a apagar as chamas jogando baldes de água, já que os bombeiros foram chamados, mas não apareceram.

Ela contou que comprou o carro há dois meses, e que o veículo estava no seguro. Moradora do local há 40 anos, a moradora, que não quis se identificar, ficou assustada com o ataque.

¿ Isso nos deixa muito assustados, pois temos filhos, imagina se as crianças estivessem no carro? ¿ questionou.

Na Tijuca, segundo moradores, o ataque ocorreu por volta das 23h30m. Dois homens em uma moto lançaram uma garrafa com álcool no veículo e atearam fogo. A proprietária do veículo, uma corretora de 36 anos, contou que havia acabado de chegar em casa quando ouviu a explosão.

¿ É muito desesperador, você não sabe o que fazer, não pode se mexer, abrir o carro, tirar o veículo do lugar. E eles ainda foram abusados, pois, depois de atearem fogo, disseram com ironia: ¿agora podem chamar os bombeiros¿. Eu não tiver forças para nada, não consegui jogar água, apenas sentei no chão e chorei muito ¿ lamentou.

Como no Estácio, os moradores apagaram as chamas e reclamaram que os bombeiros não apareceram.

Disque-Denúncia tem força-tarefa para analisar ataques

O Disque-Denúncia montou uma força-tarefa para avaliar denúncias sobre atentados e ataques na cidade. Além de cruzar as informações recebidas, a equipe utiliza o site de procurados (www.procurados.org.br) para identificar os responsáveis e sinalizar os locais com maiores incidências de crimes.

Nos últimos três meses, o serviço já cadastrou 51 informações sobre o assunto. Desde sábado até esta terça-feira, já foram registradas 16 denúncias, sendo que somente hoje foram oito. As informações podem ser passadas pelo telefone 2253-1177, que funciona 24 horas. O anonimato é garantido.