Título: Presos 4 suspeitos com bombas em Copacabana
Autor: Costa, Ana Cláudia ; Brunet, Daniel
Fonte: O Globo, 24/11/2010, Rio, p. 18

Segurança conseguiu impedir que um dos artefatos explodisse embaixo de um carro

Uma operação conjunta da 12ª DP (Copacabana) e do 19º BPM (Copacabana) resultou na prisão de dois homens e na apreensão de dois menores e de duas bombas de fabricação artesanal, que tinham sido colocadas sob carros em Copacabana, na madrugada desta terça-feira. Um dos artefatos chegou a ser acionado, mas um segurança conseguiu apagar o pavio. Os detidos são das favelas Pavão-Pavãozinho e Cantagalo.

Segundo o delegado Bruno Gilaberte, o primeiro artefato foi encontrado na esquina da ruas Xavier da Silveira e Ayres Saldanha. Testemunhas contaram à polícia que dois homens em uma moto se aproximaram do veículo e jogaram a bomba sob do carro. Um segurança viu a ação e apagou o pavio. O segundo artefato foi localizado na Rua Hilário de Gouveia.

Momentos depois, os policiais detiveram dois adolescentes, de 15 e 17 anos. Com eles, a polícia prendeu Thiago da Costa Garcia, 24. Na manhã de ontem, PMs prenderam Renan Fortunato de Couto, na Favela do Cantagalo, em Ipanema. Ele é acusado de fazer parte do grupo preso na madrugada.

Segundo o delegado Gilaberte, Thiago já cumpriu pena por roubo e ele será autuado pelos crimes de explosão e formação de quadrilha.

¿ Acredito que possam ser ataques coordenados, e, talvez, determinados por uma facção criminosa. O objetivo seria mostrar poder bélico, mas eles não contam com a ação da polícia ¿ afirmou o delegado.

Os morros do Pavão-Pavãozinho e do Cantagalo ganharam uma UPP em dezembro do ano passado. Um dia após a ocupação da PM nas favelas, bandidos espalharam terror por ruas de Copacabana, obrigando comerciantes a fechar as portas. Um ônibus foi incendiado numa das principais vias do bairro, a Avenida Nossa Senhora de Copacabana.