Título: Lula condena Coreia do Norte e diz nao admitir transgessao de soberania
Autor:
Fonte: O Globo, 24/11/2010, O Mundo, p. 35

Itamaraty conclama países a buscarem solução negociada com participação da ONU

RIBEIRÃO PRETO (SP) e BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou ontem, em Ribeirão Preto, o ataque da Coreia do Norte à Coreia do Sul no qual morreram dois militares sul-coreanos, durante o bombardeio da artilharia norte-coreana à ilha de Yeonpyeong, perto da fronteira entre os dois países.

¿ Por enquanto, minha palavra é de condenação a qualquer tentativa de ataque da Coreia do Norte à Coreia do Sul. A Coreia do Norte está dizendo que foi atacada primeiro. Estou há quatro horas sem informações porque estava ali ouvindo os discursos, mas vou me informar agora com o Itamaraty. De qualquer forma, a posição do Brasil é ser contra qualquer ataque a um país. Nós temos que respeitar a soberania de cada país e não permitiremos, em hipótese alguma, qualquer tentativa de transgredir a soberania de outro país ¿ afirmou Lula.

Já o Ministério de Relações Exteriores divulgou nota conclamando os dois países a buscarem uma solução negociada para o confronto na Península Coreana.

¿Ao solidarizar-se com as famílias das vítimas, o governo brasileiro conclama ambas as partes a absterem-se de medidas que possam agravar ainda mais a tensão na Península Coreana, e a buscarem uma solução negociada, com participação das Nações Unidas¿, diz a nota.