Título: No pais aumento de casos no Norte
Autor: Marinho, Antônio
Fonte: O Globo, 24/11/2010, Ciencia, p. 38
BRASÍLIA. Depois da divulgação do relatório do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV, o coordenador do Unaids no Brasil, Pedro Chequer, afirmou ontem que a Aids está estabilizada no país, mas continua crescendo nas regiões Norte e em alguns estados do Nordeste. Segundo Chequer, alguns governos estaduais dessas regiões ainda não incluíram o combate à Aids entre as prioridades de saúde pública. Governadores e prefeitos estariam gastando mal os recursos federais. Ele atribuiu o problema também à baixa presença do Sistema Único de Saúde (SUS) nessas localidades.
¿ Na região Sudeste a tendência é de queda. O Brasil como um todo está relativamente estável. Mas continua aumentando no Norte, inclusive a mortalidade ¿ disse Pedro Chequer.
O coordenador do Unaids afirmou que a Aids avança também no Nordeste, principalmente em municípios do semiárido. Segundo ele, estados da região Norte e Nordeste estão numa situação adversa. Para enfrentar o problema, seria necessário um esforço concentrado dos governos locais com o apoio federal. Chequer sustenta que até as longas distâncias entre as cidades e os centros de diagnóstico e tratamento dificultam as campanhas.
¿ Trabalhei lá e sei das dificuldades culturais, físicas. Há necessidade de uma revisão de agenda política na região Norte. (J.C.)