Título: Na Granja do Torto, longe do assédio
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 17/11/2010, O País, p. 9

Dilma fará mais reuniões lá do que nas instalações do governo de transição

BRASÍLIA. A presidente eleita Dilma Rousseff passará mais tempo em reuniões na Granja do Torto, uma das residências da Presidência da República, do que nas instalações do governo de transição, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Dilma chegou ao Torto anteontem à noite e gostou do que encontrou na residência oficial. Além da estrutura física e de pessoal, a presidente eleita tem mais privacidade lá.

A residência fica afastada da área central de Brasília, é cercada de ampla área verde e as pessoas só têm acesso mediante autorização. A casa fica distante da portaria principal. Neste momento de muita disputa por cargos no novo governo, a estratégia é evitar exposições desnecessárias de Dilma e mantê-la longe dos holofotes na maior parte de suas reuniões.

Ontem, por exemplo, ela passou o dia no Torto, não apareceu em público e só saiu no início da noite para um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio da Alvorada.

A princípio, o governo de transição não terá agenda prévia nem um local fixo para reuniões. Parte ocorrerá no Torto e outras serão no CCBB, que será mais frequentado pelos coordenadores da transição - o vice Michel Temer (PMDB-SP), o presidente do PT, José Eduardo Dutra, e os deputados Antônio Palocci (PT-SP) e José Eduardo Cardozo (PT-SP) -, além de assessores.

Dilma vai morar na Granja do Torto até a saída do casal Lula do Palácio do Planalto, dia 1º de janeiro. Neste fim de ano, Dilma deverá contar com visitas eventuais da mãe Dilma Jane e da tia Arilda no Torto - ajudando nos preparativos da mudança para o Planalto e, provavelmente, para a festa de Natal da família. (Luiza Damé)