Título: TRE nega pedido de novo teste para que Tiririca prove que é alfabetizado
Autor:
Fonte: O Globo, 19/11/2010, O Oaís, p. 12

SÃO PAULO. O promotor que investiga se o palhaço e deputado federal eleito Tiririca (PR-SP) é ou não analfabeto - o que o tornaria inelegível - teve duas derrotas ontem. Foram indeferidos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) os dois mandados de segurança em que o promotor Maurício Antonio Ribeiro Lopes pedia a anulação da audiência na qual Tiririca provou, segundo o próprio presidente do TRE, Walter de Almeida Guilherme, que sabe ler e escrever.

A decisão do TRE negou um novo teste de alfabetização. O promotor também virou alvo de investigação pela Corregedoria do Ministério Público de São Paulo, por possíveis exageros na condução do processo contra Tiririca, cujo nome é Francisco Everardo Oliveira Silva.

A Corregedoria do MP de São Paulo abriu a investigação sobre o promotor a partir de reclamação disciplinar enviada pelo Conselho Nacional do Ministério Público. O conselheiro Bruno Dantas diz que o comportamento de Lopes é "inadequado e incompatível com a função ministerial" e que estaria havendo "flagrante utilização da imprensa como forma de pressão e de formação de prévia opinião".