Título: Bradesco, BB e Santander unem seus terminais
Autor: Duarte, Patrícia
Fonte: O Globo, 26/11/2010, Economia, p. 30

Bancos compartilharão cerca de 700 caixas eletrônicos no país

SÃO PAULO. O Bradesco, o Banco do Brasil (BB) e o Santander começaram ontem os testes para o compartilhamento de suas redes de caixas eletrônicos. Inicialmente, serão integrados somente os terminais de autoatendimento que ficam fora das agências, em locais como shopping centers, aeroportos, postos de combustíveis, farmácias e supermercados. Os clientes desses três bancos terão acesso a cerca de 700 máquinas de autoatendimento das três bandeiras. Os terminais que aceitarem cartões dos três bancos serão identificados com adesivos das logomarcas de cada um deles.

Das 700 máquinas, 360 são originalmente do Bradesco. BB e Santander entram nessa etapa com 170 caixas cada um. São Paulo deve concentrar o maior número de pontos compartilhados, mas o teste incluirá Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Ceará.

- A ideia por trás do compartilhamento é buscar economia e ampliar a presença do banco junto aos clientes - diz Luca Cavalcanti, diretor do Departamento Bradesco Noite e Dia, informando que os clientes do banco poderão realizar nos caixas compartilhados mais de 90% das operações disponíveis.

A adaptação dos caixas compartilhados foi feita pela TecBan Tecnologia Bancária, que opera a rede de caixas 24 Horas. O testes com os primeiros 700 equipamentos deve durar 180 dias. Enquanto isso, os três bancos continuarão negociando soluções para ampliar a integração dos terminais de autoatendimento.