Título: Alencar reage bem à nova cirurgia no intestino
Autor: Lignelli, Karina
Fonte: O Globo, 29/11/2010, O País, p. 11

Segundo médicos, vice-presidente já pode se sentar e receber visitas, e deve ser transferido para unidade semi-intensiva

SÃO PAULO. O vice-presidente José Alencar recupera-se bem da cirurgia de retirada de uma obstrução no intestino e seu quadro clínico é estável, informou ontem a equipe médica responsável por seu tratamento. Segundo o médico Raul Cutait, um dos cirurgiões responsáveis pelos procedimentos, Alencar já pode se sentar e receber visitas. A previsão, de acordo com os médicos, é que ele seja transferido amanhã da UTI Cardiológica para a unidade semi-intensiva.

No sábado, Alencar foi operado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para retirar tumores que obstruíam a região intestinal. Cutait explicou que foi removido um segmento de 20 centímetros do intestino delgado, que continha o nódulo principal e mais dois menores. O mais volumoso, retirado integralmente, era o maior causador da obstrução e de um grande sangramento local.

A cirurgia durou cinco horas e foi conduzida pelos médicos Raul Cutait e Ademar Lopes. Entre os profissionais envolvidos na recuperação de Alencar estão Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Paulo Ayroza Galvão, além de Cutait e Lopes.

Ao fim da cirurgia, Alencar sofreu uma ligeira arritmia cardíaca e teve queda de pressão, quadro que foi estabilizado sem maior gravidade, segundo o cardiologista Roberto Kalil Filho.

- Em uma cirurgia desse tipo, o risco é grande. Mas Alencar reagiu prontamente e está super estável do ponto de vista cardíaco - avaliou Kalil.

Raul Cutait explicou que não foram retirados pequenos nódulos espalhados em outras regiões do abdome por conta do estado do paciente, já que o procedimento poderia estender mais a cirurgia:

- Sobrou pouca doença residual, porém a característica dessa doença é que, infelizmente, você não consegue retirar tudo. Por isso, o doutor Ademar Lopes e eu achamos por bem nos limitarmos a esse procedimento específico e mais imediato.

Lula acompanha por telefone o quadro clínico do vice

De acordo com Cutait, o vice-presidente, que estava acompanhado pelos familiares, manteve-se bem disposto após a cirurgia e satisfeito com o resultado.

- Liguei para o presidente Lula no sábado à noite. Ele também ficou satisfeito e pediu para deixá-lo sempre a par da evolução do quadro de Alencar - contou o médico.

O oncologista da equipe, Paulo Hoff, afirmou que, se a recuperação for boa, a intenção é que Alencar volte a fazer quimioterapia em dez dias.

Aos 79 anos, o vice-presidente da República enfrentou sua 16ª cirurgia. Alencar luta há 13 anos contra o câncer, que já se manifestou em diversas partes do organismo. Em 1997, ele foi operado para retirar um tumor no estômago e outro no rim. Em 2002, um novo câncer diagnosticado resultou na remoção total da próstata. Há quatro anos, ele foi internado para extrair um sarcoma (tumor maligno) na região do intestino delgado conhecida como retroperitônio. O problema, no entanto, voltou a aparecer no mesmo local, exigindo novas intervenções.

Nos últimos três meses, Alencar passou por três internações. A primeira, em setembro, para tratar de um edema pulmonar. Em outubro, tratou do rim esquerdo e de um problema na região intestinal. E no último dia 11, ele sofreu um infarto agudo do miocárdio.