Título: Retomada e cerco de áreas são destaques no exterior
Autor: Costa, Ana Claudia
Fonte: O Globo, 27/11/2010, Rio, p. 22

Sites dão ampla cobertura a confrontos na cidade

Os sites dos meios de comunicação estrangeiros continuaram ontem dando ampla cobertura à guerra do Rio, com textos, fotogalerias e vídeos. Os destaques foram a retomada da Vila Cruzeiro pela polícia e o cerco ao conjunto de favelas do Alemão. Com o título "Lula coloca as Forças Armadas na guerra contra o tráfico no Rio", uma das reportagens postadas na capa da versão on line do "El País" tinha mais de cem acessos às19h. No subtítulo, o jornal espanhol informava que "moradores de favelas aplaudiram a passagem de carros de combate, depois de cinco dias de distúrbios.". O "El País" escreveu que "desta vez as forças da ordem não podem voltar atrás e têm que ganhar esta guerra":

"Não basta mais uma vitória, como as que estavam acostumados, para constatar depois, desiludidos, que o dragão do narcotráfico voltou a se levantar com maior força", publicou o jornal.

"Polícia brasileira retoma favela carioca" era a manchete da capa de ontem do site em inglês da Al Jazeera. Na publicação, o correspondente Gabriel Elizondo contou que a Vila Cruzeiro "parecia uma zona de guerra, com as ruas desertas, depois que as forças de segurança alertaram moradores para não deixar suas casas". Afirmou ainda que "esta foi uma das semanas mais sangrentas dos últimos tempos no Rio e muitas pessoas estão preocupadas que o pior ainda pode estar por vir".

O americano "Washington Post" reproduziu reportagem da agência The Associated Press (AP). Afirmou que a polícia do Rio, com o apoio de policiais federais, cercou o Alemão, "que tem sido um reduto de traficantes e um símbolo da sua capacidade para governar vastas áreas da cidade litorânea com impunidade."

Os sites voltaram a lembrar que a o Rio será palco de eventos esportivos internacionais. "A cidade, que será cenário de várias partidas do mundial de futebol em 2014 e sede dos Jogos Olímpicos de 2016, ficou ontem (anteontem) praticamente paralisada, com as pessoas acompanhando ao vivo pela televisão a ação da polícia e evitando sair às ruas", publicou o jornal argentino "La National". Já o inglês "The Guardian" disse que "o Brasil está tentando limpar a cidade à beira-mar antes da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos."

O site da BBC, da Inglaterra, afirmou que a polícia brasileira "assumiu o controle do reduto de gangues". A correspondente do veículo Julia Carneiro relatou, no entanto, que nos conflitos, "pessoas inocentes também foram mortas, incluindo uma menina de 14 anos e uma senhora de 62 anos de idade". A rede de TV americana CNN postou vídeo e também falou sobre as mortes nos confrontos entre policiais e gangues de traficantes. Ressaltou não ter ficado claro se todos os mortos eram bandidos.