Título: Petrobras confirma petróleo leve na Amazônia
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 27/11/2010, Economia, p. 45

A Petrobras confirmou ontem a descoberta de uma reserva de petróleo leve de boa qualidade - com maior valor comercial - e gás na Amazônia, no município de Tefé, distante 630 quilômetros de Manaus. A confirmação foi feita com os chamados testes de longa duração (TLD) no poço exploratório Igarapé Chibata número 1.

Apesar da distância do novo campo, a descoberta se reveste de grande importância, segundo fontes da estatal. Além de ter petróleo leve e não apenas gás, como a maioria das descobertas na Região Amazônica, está a 35 quilômetros da província petrolífera de Urucu, onde a Petrobras produz gás natural. Os três campos produtores estão localizados no município de Coari.

O poço descobridor está no bloco SOL-T-171, na Bacia do Solimões, do qual a Petrobras detém 100% dos direitos de exploração. Segundo a estatal, os testes realizados revelaram a capacidade de produzir 2.500 barris diários de petróleo, o que, segundo os técnicos, é um excelente resultado, considerando-se o tipo de bacia terrestre em plena Amazônia. Hoje a Petrobras produz cerca de 1,9 milhão de barris de petróleo por dia.

Além da continuidade do TLD por um ano, segundo a companhia, pelo Plano de Avaliação de Descoberta (PAD) enviado à Agência Nacional do Petróleo (ANP), serão realizados mais estudos sísmicos e perfurados outros poços. O objetivo é delimitar a extensão das reservas e definir a comercialidade das mesma.

A Petrobras retomou a exploração das bacias terrestres da Amazônia em 2005.