Título: No município mais rural do país, só 6 km de ruas
Autor: Benevides, Carolina; Almeida, Cássia
Fonte: O Globo, 30/11/2010, O País, p. 9

Em Nova Ramada, 72,5% da população no campo

PORTO ALEGRE. A economia baseada na criação de gado de leite e plantação de soja, milho e trigo faz do pequeno município gaúcho de Nova Ramada o líder em proporção da população rural no país: 72,5% dos moradores vivem fora do pequeno perímetro urbano da cidade.

O prefeito Elton Rehfeld (PT) diz que, na localidade, as principais oportunidades de trabalho estão no campo. Quem quer trabalhar em outras atividades acaba migrando para cidades vizinhas como Ajuricaba, Ijuí e Panambi.

Há apenas seis quilômetros de ruas na cidade, mas os investimentos em vias da Secretaria municipal de Obras, Viação e Trânsito consomem mais de 20% do orçamento anual de R$8 milhões do município. Tudo para manter os cerca de mil quilômetros de estradas rurais que ligam cerca de 800 estabelecimentos rurais de Nova Ramada.

No Rio Grande do Sul, o crescimento tímido da economia do estado e a baixa taxa de fecundidade explicam o lento avanço da população, segundo Pedro Zuanazzi, pesquisador de Fundação de Economia e Estatística, órgão do governo gaúcho responsável pelos dados socioeconômicos locais.

- Temos aqui uma das pirâmides etárias mais envelhecidas do Brasil e, portanto, menos pessoas na idade de reprodução - conclui.