Título: Presidente tem dia de lobby para manter Fernando Haddad no MEC
Autor: Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 30/11/2010, O País, p. 12

Ainda não estou contente. Não sei se ele ficará na Educação", diz Lula

BRASÍLIA. O presidente Lula - que vem repetindo que não indicará nomes para compor o Ministério da presidente eleita, Dilma Rousseff, mas já sugeriu e avalizou praticamente todos os nomes conhecidos até agora - teve ontem seu dia de lobby por Fernando Haddad. A agenda do presidente foi totalmente dedicada ao seu ministro de Educação, com três solenidades públicas e uma audiência individual.

Lula passou o dia elogiando Haddad e, de forma indireta, fez gestão para que ele continue no cargo. Até o presidente do Banco Itaú, Roberto Setúbal, engrossou o coro de "fica, Haddad".

Durante solenidade de entrega de 30 escolas federais de educação profissional, no Palácio do Planalto, de manhã, após ouvir um pedido da plateia pela permanência do ministro, Lula disse que ainda há coisas a serem feitas na educação e que Dilma fará melhor que sua gestão:

- Ainda não estou contente. Não sei se o Fernando ficará na Educação. Não sei - disse, ouvindo, em resposta da plateia de reitores, educadores e prefeitos, um coro de "fica".

Em nenhum momento ele se referiu às falhas no Enem. Depois, ao falar sobre nomeações para o primeiro escalão de Dilma, afirmou que não pode indicar ninguém. No fim da tarde, em premiação de alunos e professores, na Olimpíada da Língua Portuguesa, elogiou:

- Fernando Haddad me proporcionou outro momento de grande alegria. O ProUni foi a grande invenção do Fernando Haddad - disse, sobre o Programa Universidade para Todos.

Roberto Setúbal, que participava da cerimônia, elogiou o ministro, que não falou sobre seu futuro com a imprensa. Em nenhum momento foram citadas as falhas no Enem.