Título: Ministro da Justiça: atuação do Rio é exemplo para o país
Autor: Leite, Renata
Fonte: O Globo, 30/11/2010, Rio, p. 14

Para Barreto, governo federal pode editar MP para enviar mais recursos

BRASÍLIA. O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, disse ontem que, se houver necessidade, o governo federal poderá editar uma medida provisória para enviar mais recursos para reforçar as ações de segurança no Rio. O ministro disse que ainda é cedo para se pensar na edição da MP, mas admitiu que a liberação por medida provisória seria a maneira mais rápida de garantir o repasse dos recursos. Barreto defendeu a atuação da polícia do Rio nos morros da cidade. Segundo ele, o exemplo da atuação no Rio deveria ser adotado em todo o país.

- Temos que reagir à atuação do crime organizado e o Rio está fazendo isso. No Rio está sendo adotada uma política de pacificação. Essa é a linha que temos que ter no Brasil - disse o ministro.

O ministro confirmou ainda que as Forças Armadas continuarão ajudando com apoio às ações do governo do estado. Ele reafirmou que o comando de todas as operações continua com as polícias do Rio.

- As Forças Armadas estão em atividade de apoio. As forças do Rio mantêm o protagonismo das ações de maneira satisfatória - disse Barreto.